quarta-feira, 10 de março de 2010

Kandaba juushi - カンダバ〜ジュウシ〜

O meu geriatra disse pra evitar de comer o arroz japonês (Guin Mai) que eu adoro. E, orientou-me que aprendesse a comer arroz integral. Não foi fácil no começo, mas achei uma maneira de juntar a necessidade com o prazer.

Na minha infância, a minha avó (Obá) fazia kandaba juushi (カンダバ〜ジュウシ〜 prato de origem okinawana) que eu adorava. É um tipo de risoto oriental bem molhado que mistura folhas tenras de batata-doce, lascas do peixe Bonito seco (katsuo), arroz e molho de soja shoyu. Eu associo o prato com dias chuvosos no sítio porque quando chovia ninguém ía para a roça e ficar em casa é “dar um tempo”, fazer as coisas com menos pressa e também comer porque comer é bom demais. Quem lembra de onde veio o nome bolinho de chuva?

Daí comecei a fazer o meu kandaba juushi que é o seguinte: arroz integral na panela de pressão com bastante água, hondashi (envelope de sabor de peixe), muito wakame (alga em pedacinhos), lasquinhas do peixe Bonito seco e deixar cozinhar. O molho de soja eu uso na hora de comer. Não dá pra usar ohashi (pauzinhos) para saboreá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário